18 janeiro, 2010
Dinâmicas : volta às aulas
Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de Paz e jogam pela sala ao mesmo tempo e depois todos vão ler as mensagens de paz.
É só aguardar o resultado!!
VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra
por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma
frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegasRiqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:
• "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às
aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações
sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai
trabalhando e estimulando.) /
• "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os
integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão
até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
• Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da
porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando
correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre
elas.
Recreio com cores
A professora prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões
de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)
coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É
uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente
e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que
se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um,
o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário